Menu principal
Não vou me ater muito nos materiais "profissionais" para fazer papercraft.
Acredito que o hobby deve ser de fácil acesso e não ter muitas frescuras. Então, embora sejam mencionados alguns materiais ou ferramentas mais difíceis de encontrar, vou tentar colocar a minha experiência com algumas coisas que sejam mais acessíveis e possam ser encontradas em quase qualquer lugar.
Papel – Tenho preferência por imprimir em folhas A3 com gramatura 120. Como a maioria dos projetos que você encontra na internet estão em formato A4, que tem a metade do tamanho da A3, na hora de imprimir é preciso que se redimensione a imagem mantendo as proporções. Normalmente essa opção é bastante óbvia nos programas leitores de PDF. Utilizo A3 por dois motivos: as peças ficam maiores e mais fáceis de trabalhar (mais fáceis na maioria dos casos) e o resultado final fica mais atraente, principalmente nos modelos mais detalhados, porem o custo de impressão é maior.
Impressão – Se você optar por fazer a impressão em A4, pode utilizar qualquer impressora colorida de uso doméstico. Mas lembre-
Régua – Prefiro uma régua de metal, por ser mais firme. Usada com a caneta "morta" (sem tinta) para sulcar as dobras nas peças que serão dobradas. Utilizamos também na confecção de peças cilíndricas. Após cortadas as peças são passadas no canto da régua para deixar a peça redonda.
Caneta "morta" – Uma caneta que não tenha mais tinta ou que você tenha certeza que não funcione. É usada na primeira etapa, quando você pega a folha impressa e coloca sobre a mesa para marcar todas as dobras das pecas.
Corte – Algumas pessoas que fazem papercraft recomendam o uso de uma faca-
Base – Como temos que cortar o papel com um estilete é bom não fazer isso diretamente sobre a superfície de uma mesa pra não fatiar o tampo da mesa e sofrer risco de represálias de familiares. Recomendo colocar um vidro sobre o tampo da mesa. Pode ser um vidro pequeno, que você possa tirar da mesa e guardar quando não estiver usando e de preferencia um vidro "temperado", pois nao sofre tanto a acao do estilete.
Cola – É importante não utilizar colas a base de agua, pois enrugam o papel, então as colas escolares estão fora de cogitação. Recomendo 3 colas:
Cola para isopor. obrigatoria. Se você quiser ter somente uma cola para fazer seu papercraft tem que ser a cola para isopor. Usada em praticamente todo o projeto, não enruga o papel, mas tem o inconveniente de demorar pra secar, o que requer mais paciência por parte de quem esta fazendo a peça. Sempre tenho um pano úmido por perto pra limpar os dedos do excesso de cola de isopor. Assim corro um risco menor de sujar a próxima peça pelo dedo estar sujo de cola da manipulação da ultima.
Cola em bastao. Usada quando você precisa aumentar a espessura de uma peça ou dar mais rigidez em um determinado ponto. Pouco usada.
Adesivo instantâneo. A cola estilo "super bonder" so deve ser usada em ultimo recurso, para manter presas pecas fixas que são muito pesadas e insistem em não ficar em seu lugar.
Pinça -
Verniz – Verniz acrílico em spray. É um aerossol utilizado para dar brilho às peças, alem de protejer contra a radiacao ultravioleta. Normalment são necessarias varias camadas para que a aplicacao tenha um aspecto bonito. No resultado final, a peça parece feita de plastico.
Particularmente nao utilizo. Gosto que as peças mantenham um aspecto de "papel", mesmo que isso possa reduzir a vida da peça.
Creio que nao me esqueci de nada, mas é sempre bom lembrar: Papercraft, por melhor que seja a impressao, o cuidado na montagem, etc, vai continuar sendo papel. O sol, poeira, humidade, crianças (sim, meu filho ja destruiu um belo projeto meu), mudanças (poucos de meus modelos sobreviveram quando mudei de casa) sao inimigos do papercraf. Invariavelmente o seu projeto que foi montado com tanta paciencia, amor, carinho e dor nas costas, vai acabar sofrendo algum acidente.